segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Consumidor é pouco atento às questões ambientais na hora de comprar


Apesar de amplamente divulgada, a questão ambiental ainda não chegou até os consumidores. Um estudo realizado pela TNS Research Internacional revela que 62% compram, às vezes, produtos com apelo socioambiental. Outros 24% nunca consomem esse tipo de produto e 14% sempre compram itens considerados "verdes".

O estudo traçou entre os pesquisados três perfis de consumidores: os engajados, os envolvidos e os ausentes. Do total de atitudes praticadas no último mês por aqueles classificados no primeiro perfil, 71% foram em prol do meio ambiente. No segundo perfil, o índice é de 35% a 70%. E os classificados como ausentes praticaram menos de 35% das atitudes em prol do meio ambiente.

Dentre esses perfis, os engajados são os que costumam comprar mais produtos considerados "verdes". Segundo o levantamento, 60% desse tipo de consumidor sempre consome itens com apelo socioambiental. Outros 33% consomem às vezes, ao passo que os 6% restantes nunca consomem esse tipo de produto.

Entre os envolvidos, o percentual dos que sempre consomem produtos "verdes" alcança apenas 16%. A maior parte (70%) consome às vezes, ao passo que 13% nunca consomem. Considerando os ausentes, apenas 6% consomem itens com apelo socioambiental. Já 56% consomem às vezes e os outros 38% nunca compram esse tipo de produto.

Produtos são inacessíveis
O estudo mostra que, dentre os motivos para nunca comprar itens com apelo socioambiental, a maioria (52%) aponta ser difícil encontrá-los em supermercados e hipermercados.

Outra parcela significativa (45%) disse que nunca viu esses produtos nas prateleiras dos supermercados. O custo é apontado por 36% daqueles que disseram nunca comprar esse tipo de produto.

Segunda a pesquisa, a falta de reconhecimento dos produtos "verdes" e a disponibilidade deles nos estabelecimentos são os grandes entraves para um consumo maior desses produtos.

E, embora uma parcela significativa considere que o alto custo é um dos motivos para não comprar esses produtos, a pesquisa aponta que a maioria dos pesquisados (78%) está pré-disposto a pagar de 5% a 10% mais por produtos ambientalmente corretos.

Por estado
O estudo revela ainda que, dentre os pesquisados das quatro capitais analisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre) que afirmaram nunca comprar itens "verdes", a disponibilidade é o maior entrave para o consumo em São Paulo e Salvador (ambas com 56%). Em seguida, aparece o Rio (46%)

Em Porto Alegre, o fato de os consumidores não verem esse tipo de produto nos estabelecimentos (47%) é o maior entrave para o consumo dos mesmos.

O custo alto é apontado por 37% dos consumidores pesquisados de São Paulo, 34% dos do Rio de Janeiro, 33% dos de Salvador, 36% dos de Porto Alegre, considerando aqueles que afirmaram que nunca consumiram produtos "verdes".

Sobre o estudo
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.573 pessoas entre homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos das classes A, B e C.


Fonte: InfoMoney - Por Camila F. de Mendonça

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