sábado, 12 de junho de 2010

FORA DO SISTEMA SOLAR - Astrônomos flagram planeta


Washington:   Cientistas conseguiram acompanhar o movimento de um exoplaneta (que está fora do Sistema Solar) no momento em que ele se move de um lado da sua estrela para o outro.

De acordo com os astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), ele tem a menor órbita já detectada em um exoplaneta observado diretamente, situando-se quase tão perto da sua estrela – chamada Beta Pictoris – como Saturno está do Sol.

Os astrônomos creem que o astro pode ter se formado de modo semelhante aos planetas gigantes do Sistema Solar. Como a estrela é bem jovem – 12 milhões de anos, enquanto o Sol tem mais de 4 bilhões –, a descoberta mostra que planetas gigantes gasosos podem surgir em poucos milhões de anos, uma escala de tempo curta em termos cósmicos.

Beta Pictoris tem 75% mais massa do que a nossa estrela e está localizada a cerca de 60 anos-luz de distância, na direção da constelação de Pictor. Trata-se de um dos exemplos mais conhecidos de uma estrela rodeada por um disco de poeira e “restos” de matéria – o tipo de ambiente onde se formam planetas. Os discos em torno de estrelas jovens se dispersam ao fim de alguns milhões de anos.


Fonte:  Site Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...