terça-feira, 25 de maio de 2010

Através de materiais mais simples e naturais, podemos limpar não somente nossa casa, mas também ajudar a limpar o planeta.

Soluções Alternativas:

* Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litrode água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão,para dissolver a gordura.
* Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumascolheres de vinagre branco e água fervente.
* Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal paradar brilho.
* Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocadosob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
* Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outraparte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
* Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duaspartes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.
* Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
* Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido comsubstâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha asbatatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto,borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, ascascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos paraajudar o desenvolvimento das plantas.
* Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatrolitros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a misturaaderir às folhas e expulsar os pulgões.
* Tira ruído : Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite(ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nasdobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a misturapenetre bem nas dobradiças.
* Tira manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quentecom sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e,se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregarum pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem comálcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas comleite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido comlimão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de cafédesaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo atéque a mancha suma.
* Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão,maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
* Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menostóxica.
* Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (depreferência, feito com óleo de neem, que possui uma ação repelente sem sertóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância:2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pelacasa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.
* Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater commeio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocaralguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixarimpregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar asplantas.
* Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência,biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixaros restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar umapasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Estápronta sua pasta de limpeza!
* Tira humidade: Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dosarmários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar asroupas.
* Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência,biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica,ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E,melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.
* Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentosfora das bandejas de isopor, o copo de vidro, o guardanapo de pano, enfim, todoproduto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, vocêeconomiza os recursos da natureza e diminui a quantidade de lixo, um dos grandesproblemas do nosso tempo;
* Não "varra" nada com água, e sim com uma vassoura;
* Quando for molhar os vasos de plantas, coloque um prato embaixo para apanhar aágua em excesso, e utilize essa água para molhar outras plantas;
* Quando trocar a água de seus animais de estimação, use a antiga para molhar asplantas;
* Cerca de 75% da água que consumimos em casa são gastos no banheiro. 32% doconsumo doméstico de água vêm dos chuveiros: um banho de chuveiro gasta cerca de20 litros de água por minuto. Por amor à vida do planeta, deixe a torneiraaberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo.
* Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto seescova os dentes, ou se faz a barba. Abra a torneira somente quando fornecessário. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água porminuto. Depende de você não desperdiçá-los.
* Para lavar o carro com uma mangueira permanentemente aberta, mais de 600litros de água são gastos!
* Se puder, recolha a água da chuva em baldes e a utilize para diferentesfins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuvatermina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.
* Regue suas plantas de manhã cedo. Durante o dia, a evaporação da água é bemmaior e, à noite, aumenta o risco de proliferação de fungos;
* Plantas nativas consomem 54% menos água, são mais saudáveis e não esgotam o solo;
* Afofar a terra frequentemente melhora a drenagem, diminui a quantidade de águapor rega e afasta os insectos que se alimentam das raízes;
* Não utilize pesticidas e, principalmente, não os jogue pelo ralo ou no solo.Eles vão contaminar o sistema de esgotos e contribuir para a poluição das águas;
* Se tiver de usar detergente (existem várias soluções alternativas eficientes enão poluidoras), utilize quantidades mínimas e se certifique de que ébiodegradável;
* Manuseie cuidadosamente os restos de tinta e procure se desfazer deles demaneira racional, dando, por exemplo, para alguém que precise. Lave os pincéisna pia, para que a tinta seja levada a uma estação de tratamento de água. Naterra, a tinta infiltra-se e alcança o subsolo, contaminando o lençol freático.Três litros de solvente, por exemplo, podem contaminar 60 milhões de litros deágua subterrânea;
* Racionalize o uso de pilhas e as encaminhe às caixas coletoras específicas:elas contaminam fortemente a água e o solo, com mercúrio e cádmio, e aatmosfera, com vapores tóxicos;
* Não troque o óleo do carro na rua, ou em oficinas em que não conheça o destinodado a ele. Óleo jogado no chão pode se infiltrar no solo e contaminarmananciais. Uma lata de um litro de óleo para motor é capaz de poluir um milhãode litros de água potável. Jogar óleo no esgoto (ou na rua, onde acabaráchegando ao esgoto) é o mesmo que despejá-lo directamente num rio, ou lago. Eapenas meio litro de óleo é suficiente para gerar uma mancha venenosa demilhares de metros quadrados;
* Os desinfectantes sanitários, coloridos e perfumados, são levados pelo sistemade esgotos e acabam poluindo rios, lagos e mares.


Fonte: Eco-Gaia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...