quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Astronautas da estação espacial mandam mensagem de Natal à Terra

Em vídeo, eles destacam tempos difíceis, mas dizem que época é de celebrar

A equipe da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) gravou uma mensagem de Natal, desejando boas festas e feliz Natal. Ao lado de um boneco do Papai Noel e uma árvore de Natal, três dos tripulantes fizeram um vídeo, que foi divulgado no site da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

O comandante da Expedição 26 da ISS, Scott Kelly, disse que “todos devemos ser gratos” por ter como lar “nosso lindo planeta”.
- Gostaria de desejar a todos no planeta Terra boas festas e um Natal muito feliz.

A astronauta e engenheira de vôo Catherine Coleman lembrou que as festas de fim de ano são um período em que valorizamos estar com nossos amigos e familiares, “e no qual pensamos no que temos e no quanto mais nós temos que alguns outros”.

- Os tempos são difíceis no mundo todo, mas essa é uma época quando podemos pensar em estar juntos e em valorizar nosso planeta. E temos uma bela vista dele daqui de cima.

O astronauta Paolo Nespoli, por sua vez, disse que do espaço o que se vê é “um mundo, um planeta, e todos devemos celebrar essas festas”.

Fonte:  Portal R7

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os animais e os vegetais podem se tornar importantes aliados do homem e da natureza como indicadores ambientais



Os animais e os vegetais podem se tornar importantes aliados do homem e da natureza como indicadores ambientais, podendo apontar várias modificações ocorridas no meio ambiente, mostrando quando ele está contaminado ou sendo destruído pela presença de produtos tóxicos no solo, na água ou no ar, contaminação de rios, desmatamentos, derramamento de petróleo e agrotóxicos.

Estes animais são sensíveis, diversos e capazes de produzir várias gerações em um curto espaço de tempo, respondendo rápido às perturbações nos recursos de seu habitat e às mudanças na estrutura e função dos ecossistemas, sendo assim, importantes na indicação da qualidade do ambiente.

Assim, os estudos faunísticos no Brasil têm sido realizados para melhor conhecimento das espécies de um determinado ecossistema. Boa parte das pesquisas utilizam os anfíbios e peixes, que funcionam bem como bioindicadores. Em Mato Grosso, existem várias pesquisas nesta direção, algumas focadas na identificação de anfíbios deformados em áreas utilizadas para agricultura e com uso intenso de agrotóxicos.


Fonte:    Gazeta Digital / Josana Salles


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...